As próteses são peças confeccionadas com a finalidade de repor dentes ausentes e podem inclusive embelezar o seu sorriso. Existem dois tipos de Prótese as Totais e as Parciais.

Próteses Parciais

As Próteses Parciais substituem um ou mais dentes. É bem aceita por alguns pacientes, mas normalmente é desconfortável. Devido à sua mobilidade em boca, a capacidade de mastigação não pode ser comparada à de uma Prótese Fixa. Está prótese é feita de plástico e tem uma estrutura com grampos de metal, o que afeta a sua aparência. É possível confeccionar uma Prótese Removível Provisória que não contém estrutura de metal, mas apresenta menor resistência e durabilidade.

Próteses Totais

As Próteses Totais (dentaduras) são aquelas que repõem todos os dentes de uma vez. Elas são feitas com dentes artificiais em resina e uma estrutura em um plástico muito resistente com coloração rósea, que imita a gengiva. A mobilidade da prótese pode promover feridas na boca algumas vezes o que torna o seu uso desconfortável. Na arcada superior exige o recobrimento total do palato. O uso de Próteses removíveis não interrompe a atrofia óssea, o que acontece somente com implantes. Uma atrofia muito acentuada pode inviabilizar a colocação posterior de implantes, ou tornar a prótese solta com o tempo.

As melhores alternativas para o uso de próteses são aquelas que envolvem implantes. Implantes dentários são uma excelente forma de solucionar a falta de dentes e problemas de mastigação. Consiste em raízes artificiais que são instaladas de forma muito simples, rápida e indolor, no osso maxilar para repor um ou mais dentes perdidos. Posteriormente é fixado um dente, buscando obter uma aparência natural.

Próteses Fixas

A Prótese Fixa é uma forma excelente de repor dentes perdidos. Muitas vezes as próteses são capazes de embelezar o seu sorriso. Também chamada de ponte fixa é utilizada quando há ausência de dentes. Geralmente é fixada em dois ou mais dentes vizinhos ao dente ausente. Dentes artificiais são confeccionados em um laboratório e colocados suspensos para preencher o espaço vazio. Essa ponte é então fixada nos dentes vizinhos, criando uma aparência de novos dentes.

A prótese fixa nunca é removida, ao contrário de uma prótese removível. Ela é estável na boca e funciona de forma muito similar aos dentes naturais e proporciona uma boa mastigação e a aparência de dentes saudáveis. O material mais comum utilizado em próteses fixas é a cerâmica unida ao metal, entretanto em casos onde se deseja uma estética superior utilizamos próteses estéticas totalmente cerâmicas.

As Próteses Fixas são muito resistentes e duráveis mas pode haver necessidade de trocá-las em intervalos de alguns anos. Essa avaliação será feita pelo dentista na sua consulta periódica de check-up. A principal desvantagem da prótese fixa é que exige o desgaste completo de dentes sadios, o que pode enfraquecer os dentes. Outras opções de tratamento seriam as próteses adesivas e as próteses removíveis:

O uso de próteses fixas não interrompe a atrofia óssea, o que acontece somente com implantes. Uma atrofia muito acentuada pode inviabilizar a colocação posterior de implantes. A prótese adesiva, em relação aos implantes, apresenta como desvantagens a continuidade da atrofia óssea na região desdentada, porém não é necessário desgastar os dentes vizinhos. Por ser feita de porcelana tem um bom aspecto estético mas possui durabilidade muito curta e rapidamente se destaca.