Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.
O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.
Como saber se preciso de um ortodontista?
Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você. Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:
- Sobremordida, algumas vezes chamada de “dentes salientes” – este problema é caracterizado por um excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Nos casos de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.
- Mordida cruzada anterior – uma aparência de “bulldog”, quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.
- Mordida cruzada – ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.
- Mordida aberta – espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.
- Desvio de linha mediana – ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.
- Diastema – falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.
- Apinhamento – ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.
Como funciona um tratamento ortodôntico eficaz?
Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.
Conheça alguns tipos de Aparelhos Ortodôticos:
Ortodontia Invisivel – INVISALIGN
Consiste na movimentação dos dentes a partir do uso de uma série de alinhadores removíveis (placas de acetato transparente), que envolvem os dentes e são trocados a cada 15 dias.
A movimentação dentária de um alinhador para outro é de 0,25 mm; portanto, para se executar um tratamento ortodôntico se faz necessário confeccionar uma série de alinhadores. O passo mais revolucionário desta técnica é o planejamento do caso, que é feito pelo ortodontista de forma virtual (imagem 3D). Com isto, o ortodontista irá saber, antes de iniciar a confecção dos aparelhos, quanto tempo de duração e qual será o ganho estético e funcional que o paciente terá ao final do tratamento.
Esta técnica tem sido amplamente difundida em todo o mundo, devido ao grande diferencial estético, sendo um alinhador praticamente imperceptível.
Podemos citar também como vantagem a questão do conforto, pois não há nada colado nos dentes e não há interferência na fala. Outra vantagem é o fato de serem removíveis, sendo retirados para alimentação e higienização. Entretanto, é importante ressaltar que, devido às suas limitações biomecânicas, o Invisalign não é indicado para todos os tipos de má-oclusão. Somente um ortodontista credenciado ao sistema pode fazer uma correta indicação.
Aparelho Fixo
É o tipo mais comum de aparelho. Consiste em bandas, fios e/ou braquetes. As bandas são fixadas em volta de vários dentes ou um só dente, e utilizadas como âncoras para o aparelho, enquanto que os braquetes são presos na parte externa do dente. Os fios em forma de arco passam através dos braquetes e são ligados às bandas. Apertando-se o arco, os dentes são tracionados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta. Os aparelhos fixos são geralmente apertados a cada mês para se obter os resultados desejados, que podem ocorrer no prazo de alguns meses até alguns anos. Atualmente eles são menores, mais leves e exibem bem menos metal que no passado. Podem apresentar cores vivas para as crianças, bem como estilos mais claros, preferidos por muitos adultos.
Aparelhos Estéticos
São aparelhos ortodônticos com a mesma funcionalidade dos aparelhos fixos convencionais metálicos porém com cor semelhante à do dente.
- Braquete de Safira
São os melhores esteticamente do que todos, pela sua aparência translúcida, além de sua resistência e atrito menor que todos, que melhora o tratamento ortodôntico. - Braquete Cerâmico
é um material bem mais resistente, e mais forte a quebras do que os de policarbonato, além da cor e estética bem superiores ao de policarbonato. Esteticamente, é um material superior ao policarbonato, mas ainda com pouca translucidez, apresentando uma coloração mais opaca que os de Safira. - Braquete de Policarbonato
É feito de um material plástico tipo resina, sendo o menos resistente dos três, com maior probabilidade de quebras e perdas de braquetes, porém é o mais barato deles oferecendo uma relação custo-benefício para quem não tem interesse em gastar muito.
Ortodontia Lingual
O Aparelho lingual foi desenvolvido na década de 70, para corrigir o sorriso de artistas e pessoas públicas que queriam melhorar o sorriso, mas sem passar pelo constrangimento de usar os parelhos convencionais. No Japão começou a ser utilizado principalmente por atletas praticantes de lutas marcias. Foi sendo difundido aos poucos, e hoje é muito utilizado principalmente na Europa e Ásia, sendo que no Brasil também está tendo uma ótima aceitação.
A técnica lingual é um tratamento ortodôntico para corrigir as más posições dentárias, podendo-se obter os mesmos resultados dos tratamentos tradicionais, mas que é totalmente estético, já que os braquetes se aderem na face interna dos dentes.
Quase todos os casos de indicação ortodôntica podem ser tratados com a técnica lingual, mas é necessário realizar um estudo prévio.
O tratamento não é mais longo ou mais incômodo, mas requer cuidados especiais. O tempo de tratamento é semelhante ao tratamento convencional.
As vantagens do aparelho lingual são inúmeras, dentre elas podemos citar:
• O paciente terá seus dentes corrigidos sem que ninguém perceba;
• O paciente desfruta da melhora progressiva dos dentes;
• Maior desenvoltura em eventos sociais;
• No aniversário ou casamento não é preciso remover o aparelho;
• Quando da remoção dos aparelhos não existe risco de desgaste do esmalte;
• Dentes brancos durante todo o tratamento;
• Não é necessário o uso de protetores bucais para a prática de esportes;
Cirurgia Ortognática
A cirurgia ortognática visa reestabelecer um padrão facial normal em pacientes adultos que apresentam um desenvolvimento ósseo facial fora do ideal.
O tratamento com a cirurgia ortognática é um procedimento que engloba, sempre, a associação de um tratamento ortodôntico com um cirúrgico para propiciar melhorias estéticas e funcionais na face dos pacientes que a procuram.
Toda pessoa que possui uma desarmonia esquelética facial apresenta um mau relacionamento dos dentes, pois, nesses casos, os dentes adquirem uma posição que camufla, parcialmente, o problema ósseo.
O tempo médio de preparo ortodôntico pré-cirúrgico é de 8 a 10 meses. A cirurgia é feita por um cirurgião bucomaxilofacial altamente qualificado. Trabalhamos desde o início do previsão do resultado pode ser vista desde o início através do Sistema DolphinImaging.