A Odontologia vem se desenvolvendo mais a cada ano, e cada vez melhor, com diversas novidades alheia ao conhecimento de todos os nossos pacientes. Com a Diminuição dos índices de cárie e doenças da gengiva, graças as técnicas e cuidados com a prevenção, higiene bucal e com o uso de água fluoretada no abastecimento; tem-se notado a grande procura nos consultorios por dentes mais brancos e restaurações imperceptiveis (na cor dos dentes naturais) em resina ou porcelana.

Clareamento Dental

Um dos tratamentos mais procurados nesta área é o clareamento dental. Com o passar dos anos, os dentes começam a escurecer. O esmalte se desgasta e expõe a dentina, que é mais amarelada. Além disso, fatores externos também contribuem para esse escurecimento, como cigarro, chás e café.

Existem dois métodos eficientes para o clareamento: por meio de moldeiras e o feito com laser. As duas técnicas trazem ótimos resultados. Entretanto, o clareamento a laser é o mais procurado, pois traz resultados mais rápidos e de maior praticidade. O clareamento pode ser feito geralmente a partir de 17 ou 18 anos.

Facetas de Porcelana e Fechamento de Diastemas

Outro tratamento que traz ótimos resultados na estética do paciente são as facetas de porcelana. As facetas são uma opção para corrigir dentes quebrados, espaçados e desalinhados, em substituição a tratamentos como a colocação de coroas, com a vantagem de conservarem a estrutura dental e preservarem um aspecto natural.

As facetas são pequenos laminados que são colocados no dente, preenchendo espaços, alongando e alinhando, além de serem utilizadas para disfarçar e corrigir dentes manchados e escurecidos. Além disso, as facetas também são usadas para fechar diastemas, que são aqueles pequenos espaços que podem existir entre os dentes anteriores, e que, podem trazer um grande desconforto estético.

Uma outra opção para este problema é também o uso de resinas com excelentes resultados, desde que, bem indicada.

Restaurações em Resina

As restaurações em resina, também conhecidas como restaurações brancas, são muito utilizadas hoje em dia, seja para trocar restaurações antigas ou restaurar cavidades de cárie.

O dentista tem em mãos uma gama de cores de resina que permitem reproduzir a cor de dentes com perfeição, para tornar uma restauração imperceptível. As resinas também são muito utilizadas para melhorar a forma de dentes, consertar dentes quebrados ou manchados, principalmente na região anterior.
Devido às características do material, não podem ser utilizadas em restaurações muito extensas. Nestes casos devem ser utilizadas coroas em porcelana.

Assim como muitos tratamentos dentários, as restaurações em resina são muito resistentes mas precisam ser trocadas em intervalos de alguns anos de acordo com o tamanho da restauração e do dente. Essa avaliação será feita pelo dentista na sua consulta periódica de check-up.

Fotos de antes e depois com tratamentos estéticos foram removídas por questões éticas. Temos em nossa clínica diversos exemplos que continuarão a disposição dos pacientes.

Coroas em Porcelana

As Coroas de Porcelana ou Metal free são peças que restauram totalmente um dente à sua forma e cor natural, e são coladas em dentes naturais que tem um comprometimento mais severo.

Assim como as facetas, permitem que seja feita uma total reformulação da estética de um sorriso, em tratamentos maiores, ou de apenas um dente. As coroas protegem e reforçam dentes extensamente danificados ou com tratamentos de canal realizados, que não podem ser restaurados por resinas ou amálgama. Tem como uma das funções reforçar o dente para devolvê-lo às suas funções de mastigação.

Sendo feitas totalmente de porcelana são indicadas principalmente para casos onde a estética é fundamental, como em dentes anteriores. São muito resistentes e duráveis mas pode haver necessidade de trocá-las em intervalos de alguns anos. Essa avaliação será feita pelo dentista na sua consulta periódica de check-up.

Fotos de antes e depois com tratamentos estéticos foram removídas por questões éticas. Temos em nossa clínica diversos exemplos que continuarão a disposição dos pacientes.

Antes do Procedimento: O paciente possui um dente que necessita uma coroa

Prepara-se o dente antigo realizando pequenos desgastes. Nessa fase é feita uma coroa provisória.

Instalando a nova coroa. Após 7 a 10 dias, a nova coroa é instalada.

Resultado Final: O novo dente se assemelha perfeitamente aos demais.

Coroa Metalocerâmica

Como alternativa para a utilização de uma Coroa Cerâmica, podemos utilizar uma Coroa Metalocerâmica. Trata-se de uma peça que tem um reforço interno de metal, sendo que a porcelana é aplicada a sua volta. Tem um custo menor do que uma coroa totalmente em cerâmica, mas sabe-se que com o tempo existe o risco de que uma retração gengival exponha a margem em metal, comprometendo a estética do trabalho.